Evento marca noite de autógrafos do livro Da Vinci das crianças –Histórias de Leonardo da Vinci, de José Arrabal, com ilustrações deAnasor ed Searom
A intervenção dramática "Histórias de Leonardo Da Vinci" celebra a noite de autógrafos do novo livro de José Arrabal, Da Vinci das crianças – Histórias de Leonardo da Vinci, no dia 17 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo deCampos de Poesia e Literatura (Avenida Paulista, 37 - Bela Vista -Próximo ao metrô Brigadeiro - Tel.: 3285-6986). A entrada é franca.
Dirigido pelo pesquisador do curso de mestrado em Teatro Brasileiro daUnesp - Universidade Estadual Paulista, José Cetra, o Grupo I D fará,na ocasião, uma leitura dramatizada de trechos da nova publicação da Coleção Clássicos do Mundo, da Paulinas Editora, que conta com ilustrações da artista plástica Anasor ed Searom.
A apresentação terá ainda trilha sonora formada por músicas medievais e renascentistas, selecionadas por José Cetra. Na operação de som, Luís Campos. Formado por Neuza Pommer, Mariana Cetra, Emerson Lopes da Silva e José Cetra, o Grupo I D fez uma adaptação teatral de trechos do mais recente livro sobre o mestre do Renascimento, Leonardo daVinci, a partir de roteiro inicial de José Cetra e Emerson Lopes da Silva.
Sobre o Grupo I D
José Cetra – Pesquisador do Mestrado em Artes Cênicas pela Unesp -Universidade Estadual Paulista, ator, diretor, sonoplasta edramaturgo, dirigiu "A exceção e a regra", de Brecht; "Andorra", deMax Frisch; e "A urna; 1, 2, 3... 103”. Dramaturgo, escreveu, entre outras, as peças: "O momento negro que antecede o dia", "Somos ou nãosomos?", "Estive no Paraíso e lembrei-me de ti" e "Que fim levou Carlotinha?". Sonoplasta, atuou em vários espetáculos, entre os quais: "Senhora dos Afogados", de Nélson Rodrigues, premiado noFestival de Nova Atenas, em 1998. Faz, também, contação de histórias e realizou pesquisa em dramaturgia para o Centro Cultural São Paulo (“Oautor brasileiro nos palcos paulistanos no período de 1990 a 2008”).
Emerson Lopes da Silva – jornalista, autor do blog "Nos Dias de Hojeno Blogspot.com", tem reportagens publicadas nos livros "Em preto e branco – Artes brasileiras na Folha" – 1990-2003 (Publifolha, 2004) e "Escritores" (Limiar, 2002). Autor de cena selecionada para a edição de2008 da mostra "Leitura Dramática de Cenas Curtas", no Teatro da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo. É mestrando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
Mariana Cetra – formada em Comunicação Social, desenvolve estudos eprojetos na área cultural (Premio Cultura Viva, Exposição TerraPaulista, Banco de Dados Petrobras, entre outros). Cantora, poetisa,musicista e compositora, atua na banda paulistana Fotograma, queapresenta shows regularmente no país e que lançou seu primeiro CD, Trilha sonora intuitiva, em 2009.
Neuza Pommer – Formada em Letras Neolatinas e Linguística, com especialização em Língua e Literatura Francesa, atuou em mostras nos trabalhos "Mamãe e eu", de Nadya Milano; "O último cafajeste de Copacabana", de Dóris Fleury; "A mudança", de Silvia Faro;"Lisístrata", adaptação e direção de Drika Nery; "Que fim levouCarlotinha ?", monólogo de José Cetra, apresentado no Festival Parlapatões de Cenas Cômicas, em maio de 2009, e no encerramento da“Oficina de contação de histórias”, no C.C.I., da Secretaria deAgricultura e Abastecimento de São Paulo.
Sobre o livro
De autoria do escritor e jornalista José Arabal, Da Vinci das crianças– Histórias de Leonardo da Vinci reúne ficção e realidade em uma prosa poética de fácil leitura, acompanhada das belas ilustrações de Anasor. Narrada em primeira pessoa, a obra aborda as mais variadas facetas de Leonardo da Vinci, mestre único no ato de unir ciência e arte. Além disso, a quarta obra da coleção Clássicos do Mundo, Série Infantil, da Paulinas Editora, destaca um lado pouco conhecido do grande nome renascentista, o de contador de fábulas.
O autor: José Arrabal, professor universitário, jornalista e escritor,é autor de livros de ficção, ensaios, biografias, peças de teatro, poemas e roteiros para CD-ROM, com mais de 40 títulos publicados em editoras nacionais e estrangeiras. Natural de Mimoso do Sul, ES, vive há 33 anos em São Paulo.
A ilustradora: Anasor ed Searom é o pseudônimo de Rosana de Moraes,artista plástica paulistana, autodidata que teve sua formação emmuseus e ateliês, em São Paulo. Suas obras estão presentes em coleçõespúblicas e particulares de diversos países e suas pinturas já ilustraram publicações de arte e poesia.
GRUPO I D INTERVENÇÃO DRAMÁTICA:
“HISTÓRIAS DE LEONARDO DA VINCI”
Baseada no romance:Da Vinci das Crianças – Histórias de Leonardo Da Vinci,de José Arrabal, ilustrado por Anasor.(Coleção Clássicos do Mundo – Paulinas Editora, 2009)
Baseada no romance:Da Vinci das Crianças – Histórias de Leonardo Da Vinci,de José Arrabal, ilustrado por Anasor.(Coleção Clássicos do Mundo – Paulinas Editora, 2009)
Roteiro: José Cetra e Emerson Lopes da Silva adaptado pelo Grupo para intervenção dramática"Adaptação teatral do grupo
Elenco: Neuza Pommer, Mariana Cetra, Emerson Lopes da Silva e José Cetra.
Operador de Som: Luís Campos Jr.Direção e trilha sonora: José Cetra.
Trilha sonora: músicas medievais e renascentistas.
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 - Bela Vista - Próximo ao metrô Brigadeiro
Tel.: 3285-698617 de dezembro de 2009.
Quinta-feira, a partir das 19h.
Entrada franca.
Legais as informações, Emerson. Não vou poder ir (quinta-feira é fechamento do jornal!), mas espalhei teu post.
ResponderExcluirabraços