sábado, 7 de agosto de 2010

No Cardápio: Brecht antropofágico


Reprodução

"Fatzerbraz" é um espetáculo teatral resultante do encontro do texto inacabado de Bertolt Brecht "O Declínio do Egoísta Johann Fatzer" com as possibilidades antropofágicas do fazer cultural brasileiro. É mais uma daquelas experiências que apenas uma instituição como o Sesc - no caso, o de São Paulo-, poderia proporcionar ao público brasileiro por módicos R$ 12.

Parceria com o Instituto Goethe, a peça teve laboratórios no Festival Internacional de Rio Preto e a estréia mundial entre 4 e 8 de agosto na Área de Convivência da unidade Pompéia do Sesc-SP.

Falado em Português, Alemão e Espanhol, o espetáculo prima por um cenário de cores fortes e um figurino que lembra as criações de Hélio Oiticica numa espécie de coreografia na qual a música pode ser considerada mais um dos personagens.

De resto, o ideal é esquecer qualquer linearidade na história pois o espetáculo transforma palco e platéia, público e atores em ingredientes postos em um imenso caldeirão onde a peça é desenvolvida tal qual um saboroso ensopado temperado com sons, cores e luzes - estas últimas não tão bem utilizadas.

Uma experiência muito mais sensorial do que intelectual, embora o diálogo entre personagens das guerras mundiais bailem ao lado de nomes conhecidos da época do regime militar brasileiro, como Marighella e Lamarca, assim como de figuras tão distintas quanto Grande Otelo e Silvio Santos.

Vale saborear a experiência.

Confiram a matéria sobre o a peça realizada pelo programa Metrópolis da TV Cultura (SP):


Um comentário: